boletim

o meio é a massagem

Os pinguins também jogam!

Um tour virtual pelos melhores jogos para Linux

Porque aquele discursinho “ainda uso windows por causa dos jogos” não cola mais.

Olá meu nobre leitor, minha nobre leitora. Um dos grandes mitos especulados a respeito do Linux é que não existem bons jogos para esta plataforma. Ocorre que grande parte dos jogos que tem grande aparição na mídia são destinados ao Windows, mas isto não significa que são todos. O Linux possui uma variedade muito grande de jogos, tanto comerciais como livres, ao contrário do que muitas pessoas pensam.
Pensando nisso foi escrito este artigo, para tentar mostrar que o Linux é uma excelente plataforma para jogos. Após muitos testes, pude constatar que nos jogos que possuem versão para várias plataformas, o Linux se destaca como sendo a melhor. Em geral os jogos rodam com melhor performance e maior estabilidade na plataforma Unix, diferente de jogos que muitas vezes requerem configurações mais potentes para serem rodados naquele outro sistema operacional muito caro.

Abaixo veremos uma seleção de alguns jogos disponíveis para Linux, lembrando que isto é apenas uma representação de uma quantidade muito maior. Como exemplo pegarei o Quake, que possui uma vasta quantidade de MODs, e por ter sido liberado seu código fonte (versões 1, 2 e 3) originaram-se inúmeros outros projetos de jogos de tiro em primeira pessoa sustentados pela comunidade, estes, que não entraram neste artigo. O mesmo ocorre com vários outros jogos espalhados pela internet e que não foram inclusos. Se eu fosse incluir todos os jogos existentes para Linux provavelmente levaria anos e não conseguiria fazer um trabalho perfeito. E o pior: duvido que você, meu leitor, minha leitora, teria paciência de chegar ao final.

O que mais constatamos hoje é um número grande de usuários que contam a mesma história. Se apaixonam pelo Linux, utilizam ele a maiora parte do tempo mas mantêm um outro sistema operacional muito caro em dual boot dizendo que só o utilizam para jogar. Como veremos abaixo, é possível facilmente se criar uma Lan House rodando 100% Linux. Vale lembrar que placas com chipsets NVIDIA e ATI possuem amplo suporte no Linux e podem ser utilizadas com sua máxima performance. Chega de “blablabla” e vamos ao que interessa: os jogos!

Nosso tour funciona assim: Você encontrará o nome do jogo, categoria, tipo de jogo suportado, licença e uma breve descrição. Ao lado teremos apenas um pedaço da foto do jogo rodando. Clique nas fotos para ampliá-las.
Eu ia organizar tudo por categorias, mas mudei de idéia. Acho que fica mais legal se tudo ficar misturado, assim os viciados em jogos de tiro, por exemplo, conhecerão os jogos de corrida também, e por ai vai.





Americas Army – Special Forces Categoria: Ação 3D
Tipo de jogo: Multiplayer
Licença: Freeware
Descrição: Este jogo foi desenvolvido em parceria com o departamento de defesa dos Estados Unidos visando ser o jogo mais realista do tipo.
Possui dois modos de jogo, um deles é o Soldiers, que funciona como um RPG, onde você é um soldado e tem que evoluir sua carreira no exército. O outro, é o Special Forces que é pura ação 3D. Os gráficos são excelentes dignos de jogos comerciais.
No AA você cria um soldado virtual com senha, de forma que pode jogar de qualquer lugar. Primeiro você deve passar por diversas missões de treinamento. Não pense que será fácil. Além de provar sua habilidade com a arma, você passará por testes escritos (após assistir longas aulas) de primeiros socorros para requerir a classe de médico. Com os treinamento completados você poderá jogar online com diversos outros jogadores ao redor do mundo.

Flight Gear

Categoria:
Simulação
Tipo de jogo: Singleplayer / Multiplayer
Licença: Open Source
Descrição: Excelente simulador de vôo para Linux com vários aviões e localizações. Nele você terá a sua disposição diversos modelos de aeronaves, diversos locais no mundo para voar (na última versão já estão disponíveis localizações pelo mundo inteiro), diversas opções para modificar seu cenário, muitos aeroportos e muito mais.
Trace seu plano de vôo, escolha um ponto de chegada e outro de partida, pegue uma aeronave e saia pelo mundo. O som é muito realista e os gráficos também. Você pode utilizar o mouse, teclado ou joystick para controlar seu avião tranquilamente e ainda pode jogar pela rede com seus amigos.
Como se não bastasse, você pode pegar muitos novos adicionais para seu jogo pela internet. Existem vários sites especializados disponibilizando novas aeronaves, aeroportos e muito mais.
O jogo só pega por não possuir uma interface gráfica de lançamento, portanto você deve ler o manual e passar o avião escolhido e aeroporto como parâmetros na hora de iniciar.

Scorched 3D

Categoria:
Estratégia
Tipo de jogo: Singleplayer / Multiplayer
Licença: Open Source
Descrição: Belo clone do jogo Scorched Earth, um clássico feito para DOS. Porém este é todo em 3D.
Neste jogo você controla o ângulo e potência do tiro de seu ganhão de acordo com as condições climáticas, tentando acertar seu oponente destruindo seu tanque.
Os gráficos e efeitos especiais são um show à parte.
Suporta multiplayer via LAN ou Internet.

Dominons II – Ascensions Wars

Categoria:
Estratégia
Tipo de jogo: Singleplayer / Multiplayer
Licença: Comercial
Descrição: Dominons II: The Ascensions Wars é um jogo de fantasia por turnos no melhor estilo de estratégia. Possui gráficos muito bons. Confira!

glChess

Categoria:
Tabuleiro
Tipo de jogo: Singleplayer / Multiplayer
Licença: Open Source
Descrição: glChess é um jogo de xadrez 3D em OpenGL para Unix. Você pode jogar com outra pessoa, contra o computador, ou como espectador. Jogo em rede também é suportado.
Hora de você testar seus conhecimentos no melhor jogo de estratégia do mundo.

Wolfenstein – Enemy Territory Categoria: Ação 3D
Tipo de jogo: Multiplayer
Licença: Freeware
Descrição: Neste jogo você irá escolher jogar com os “aliados” ou com o “eixo”. Não trata-se apenas de um jogo onde você sai atirando para todos os lados, pois há missões como escoltar trêns, explodir armas inimigas, bloquear a passagem de tanques, construir bombas de sucção de água, dentre diversas outras. Escolha sua classe entre soldado, médico, engenheiro, sniper ou carregador de munição. O jogo tem elementos do RPG, pois conforme vai jogando, você vai ganhando pontos de experiência e subindo de nível.
Dependendo do seu nível, seus tiros sairão mais certeiros, você fica mais resistente e ainda executa sua habilidade (como engenharia e medicina) melhor e mais rapidamente. Alguns servidores possuem a opção “XP Save” que salva seus pontos de experiência mesmo na mudança da campanha, de tal forma que você pode ficar o dia inteiro evoluindo seu personagem.

Racer

Categoria:
Corrida / Simulação
Tipo de jogo: Singleplayer / Multiplayer
Licença: Open Source
Descrição: Excelente simulador de carros. Não trata-se exatamente de um jogo de corrida completo, pois ainda não possiu elementos fundamentais para tal. Está em constante desenvolvimento e na versão beta já é possível jogar contra oponentes controlados pelo computador. O jogo possui ainda muitos bugs, mas está sendo muito bem desenvolvido pela comunidade e a cada nova versão é uma alegria.
Existem diversos sites especializados neste jogo, onde você encontra muitos carros e pistas para download, equipando assim cada vez mais seu jogo. Os gráficos do Racer são seu ponto forte e chegam muitas vezes a ser confundidos com fotos reais do dia a dia. A qualidade dos modelos 3D de carros é impressionante e é praticamente uma mania por fissurados por carros.

Danger From The Deep

Categoria:
Simulação / Estratégia
Tipo de jogo: Singleplayer / Multiplayer
Licença: Open Source
Descrição: Danger from the deep é um simulador de submarino alemão da 2ª guerra mundial. Atualmente está disponível para Linux e Windows e usa a tecnologia SDL/OpenGL o que o torna portável para diversos outros sistemas operacionais e plataformas.
Trata-se de um jogo bastante realista do ponto de vista do planejamento tático.
O projeto tenta criar um simulador bastante realista (física e estratégicamente) que seja interessante de se jogar e é claro, com gráficos e sons bem trabalhados. O motivo do projeto não é para vanglorear as guerras, mas para o entendimento das estratégias e táticas usadas por submarinos na 2ª guerra mundial.

Universal Boxing Manager

Categoria:
Simulação / Esporte
Tipo de jogo: Singleplayer
Licença: Shareware
Descrição: Ja pensou em ser um técnico no mundo do boxe?
Com este jogo você assume o papel de um técnico de boxeadores. Controle até 6 diferentes boxeadores, cada um com seus status e habilidades em 17 categorias de pesos.
Procure novos talentos numa base de dados de cerca de 1000 boxeadores únicos. Compre ferramentas para treinamento, contrate médicos melhores, e assista todas as lutas em tempo real em cima do ringue
Você pode cutomizar completamente seu técnico configurando idade, nacionalidade e diversas habilidades o que torna o jogo realmente empolgante a cada vez que se joga.

No Gravity

Categoria:
Shooter
Tipo de jogo: Singleplayer
Licença: Open Source
Descrição: Excelente shooter 3D. Controle sua nave pela galáxia completando as mais variadas missões. Os controles são pelo mouse em geral, com algumas opções pelo teclado.
Destrua seus inimigos e pilote sua nave pelo espaço. Este jogo além de possuir gráficos muito bem trabalhados, conta com uma trilha sonora muito boa e diversos efeitos especiais bem trabalhados.
Um jogo muito bem “arte finalizado” com menus bem feitos e diversas opções que tornam o jogo ainda mais completo. Mais um daquele joguinhos que viciam e quando nos damos conta passamos horas de nossas vidas em frente ao computador fazendo a mesma coisa.

Vdrift

Categoria:
Corrida / Simulação
Tipo de jogo: Singleplayer / Multiplayer
Licença: Open Source
Descrição: Jogo de corrida que está em constante desenvolvimento. Suporta joysticks, volantes muito bem, mas funciona também com teclado. A física deste jogo é muito boa e a dirigibilidade é um ponto forte. Neste jogo você pode até utilizar a embreagem igual nos carros de verdade.
Jogue sozinho ou em rede. Os gráficos também são muito bons e o som dos motores bastante realista. A cada versão nova é uma alegria pois novos recursos são implementados. As atualizações são feitas com grande frequência. Promete muito este projeto que está apenas no começo, mas já é perfeitamente jogável.

Quake 3 Categoria: Ação 3D
Tipo de jogo: Singleplayer / Multiplayer
Licença: Comercial
Descrição: Se você não conhece a série quake não deve ser desse mundo. Um dos mais renomados (e também mais antigos) games de tiro em primeira pessoa continua na ativa. Nesta versão os gráficos estão muito bons e as armas são realmente mortais. O Quake 3 abandonou aqueles clichês de histórias cheias de terror e seguiu o caminho da ação. Aqui é pura pancadaria pois até no modo singleplayer tudo que você faz é matar os BOTs até atingir o frag necessário para passar de tela.
Quake talvez seja historicamente o jogo mais jogado em todo o mundo e campeonatos mundiais já foram realizados. O número de servidores encontrados para se jogar pela internet é muito grande. Você também encontrará diversos MODs para Quake 3 espalhados pela internet que criam diversos jogos totalmente diferentes, tornando assim deste um jogo que renderá muito tempo de diversão.

Quake 4

Categoria:
Ação 3D
Tipo de jogo: Singleplayer / Multiplayer
Licença: Comercial
Descrição: Ultima versão deste aclamado game de tiro em primeira pessoa. Esta versão vem repleta de ação e elementos de terror. Os gráficos são realmente impressionantes e exigem uma configuração ligeiramente avançada em sua máquina.
Ponha à prova seu computador com este jogo que possui gráficos detalhadíssimos com a última tecnologia da computação gráfica. Os monstros estão mais assustadores e as armas mais destruidoras (como sempre).
No Quake 4 você é Matthew Kane, um membro de elite do esquadrão “Rhino” e defensor da Terra contra uma força de invasão. Batalhe sozinho, com seu esquadrão, em tanques voadores e gigantes mecânicos numa missão heróica.
Nesta batalha épica entre os mundos a única forma de destruir os inimigos é se tornar um deles.
O modo multiplayer nem precisa de muitos comentários. Basta dizer que é pancadaria pura!

Turbo Sliders

Categoria:
Corrida
Tipo de jogo: Multiplayer
Licença: Comercial
Descrição: Jogo de corrida com a visualização clássica “de cima para baixo”. Permite a competição simultânea de mais de vinte jogadores através da Internet. Há diversos carros disponíveis para escolha, cada um com suas próprias características únicas. Traz também um editor de pistas e é possível encontrar milhares de pistas em sites de fãs e entusiastas espalhados pela Internet. Disponível em inglês, francês, espanhol, italiano, português, alemão e finlandês.
Há um servidor nacional para se jogar no Terra. O joguinho é extremamente viciante!


Step Mania

Categoria:
Simulação
Tipo de jogo: Singleplayer
Licença: Open Source
Descrição: Jogo de dança. Possui suporte a uma vasta quantidade de tapetes, pode ser jogado no teclado e toca músicas de várias plataformas. Num so programa você pode ter DDR (todos os modelos) e PUMP.
Você pode baixar músicas, vídeos de fundo, skins e outras coisas na internet em sites especializados. Deste forma você vai equipando seu programa. Possui uma interface muito legal e é extremamente completo nas opções.
Pode inclusive ser utilizado com fichas como no fliperama pra ganhar um $$$. Totalmente grátis e muito bom.

Netpanzer

Categoria:
Estratégia
Tipo de jogo: Multiplayer
Licença: Open Source
Descrição: Joguinho de estratégia multiplayer somente. Guerra entra as nações com uma grande variedade de tanques. Basicamente você começa com um pequeno exército e ao dominar uma base pode iniciar a construção de mais tanques.
O jogo tem bons gráficos e jogabilidade, e da pra gastar algumas horas jogando pela internet.

Civilization Call To Power

Categoria:
Estratégia
Tipo de jogo: Singleplayer
Licença: Comercial
Descrição: Civilization: Call to Power é a nova geração dos jogos de estratégia / construção de civilizações, oferecendo mais opções que os demais jogos do gênero. Você poderá iniciar a construção de sua civilização desde os primórdios da história primitiva 4.000 anos AC chegando ao futuro em
até 3.000 anos DC, são mais de 7.000 anos de história para você desvendar.
Não, esta não é uma daquelas sequências, está mais para um novo jogo. Esta terceira edição tem muito a mostrar; melhorias no visual e na jogabilidade, tornam “Call to Power” um sucessor de gabarito. Neste novo “Civilization” as informações ficam mais claras para o jogador, diferentes de seus predecessores, onde vários menus teriam que ser acessados para a informação desejada ser encontrada. Além de outras importantes informações poderem ser acessadas sem a mudança na tela principal. Uma visão de combate é uma das inovações, o que ajuda e muito o jogador a balancear suas forças, mostrando se suas unidades são suficientes para enfrentar determinada batalha. Outra novidade está em um acréscimo de estratégias que ficam a disposição do jogador. Aqui também poderemos avançar um pouco mais no futuro, “Call to Power” vai de 4.000 antes de Cristo até o ano de 3.000 D.C. Os gráficos são ótimos, principalemnte no design das tropas que em um simples olhar dão a noção de sua capacidade de força, tropas fracas possuem soldados mais simples e magros, e o contrário acontece com os mais fortes que tem uma aparência maior e parruda. Há apenas uma palavra: sucesso!

Soldier of Fortune

Categoria:
Ação 3D / Violência
Tipo de jogo: Singleplayer / Multiplayer
Licença: Comerical
Descrição: Você tem sangue frio? Tem estômago para ver muita violência? Então o Soldier of Fortune é seu jogo. Neste jogo o efeito que a bala faz sobre o corpo das pessoas é muito realista, por isso torna o jogo muito violento. Amputações e muito sangue são elementos chave para esta realidade extrema.
A jogabilidade é muito boa e é ação do início ao fim. Numa história simples, você entra sozinho num metrô que está sendo atacado por terroristas sendo que até a equipe da SWAT teme invadir. Sozinho você deve liquidar os terroristas e salvar os reféns.

Trigger

Categoria:
Corrida / Simulação
Tipo de jogo: Singleplayer
Licença: Open Source
Descrição: Jogabilidade muito boa e gráficos belos é como descreveria este jogo. O criador desenvolveu um jogo, embora simpels, muito viciante que pode ser instalado e jogado por qualquer um. Conta com 3 carros diferentes e diversas pistas.
Neste jogo você não joga contra oponentes do computador. Joga apenas contra o tempo. Você deve completar os percursos no tempo determinado para completar os níveis. O jogo ficou tão bom que o criador foi contratado pela Sega e abandonou o projeto (pois um dos termos existentes no contrato com a Sega era de não se envolver com nenhum projeto externo). O criador disponibilizou o código fonte na página oficial e incentiva outras pessoas a continuarem seu desenvolvimento. Mesmo abandonado a algum tempo, este jogo é praticamente uma versão estável e rende muitas horas de diversão.

Unreal Tournament 2004

Categoria:
Ação 3D
Tipo de jogo: Multiplayer
Licença: Comercial
Descrição: Sequência do jogo considerado o melhor do ano em 1999. Ação 3D com gráficos e jogabilidade excelentes!
São armas de cair o queixo, vários tipos de multiplayer e singleplayer com Bots letais e muito mais! Inclui seis modos de jogo, incluindo os já consagrados como Deathmatch, Team Deathmatch, Capture the Flag e Bombing Run; além do novo modo Onslaught e o retorno do modo Assault, presente somente no Unreal Tournament original.
Mais um jogo que é pancadaria pura. Neste game você pode pilotar naves, robôs e carros no meio da briga. Os gráficos são realmente impressionantes e é preciso ter uma boa máquina para rodar.

Doom 3 Categoria: Ação 3D / Horror
Tipo de jogo: Singleplayer / Multiplayer
Licença: Comercial
Descrição: Última versão deste renomado jogo de tiro em primeira pessoa, salpicado com elementos de horror pessoal. Jogar este jogo requer nervos de aço e muita coragem pois os gráficos são muito fortes. Mate os mais terríveis monstros e tome muitos sustos neste game que promete fortes emoções.
Uma grande invasão de demônios chegou até a Union Aerospace Corporations (UAC) trazendo muito terror e caos. Apenas algumas pessoas sobreviveram, dentre elas você que está em estado de choque com muito medo, mas parte para a luta até o inferno pretendendo voltar.
Os gráficos do jogo e sons são seus pontos fortes. Prepare-se para muita adrenalina!

Super Tux Kart

Categoria:
Corrida
Tipo de jogo: Singleplayer
Licença: Open Source
Descrição: Um jogo de corrida com o Tux.SuperTuxKart é uma versão melhorada do Tux Kart originalmente escrito por Steve Baker. Nele você correrá com Tux e seus amigos numa corrida emocionante de karts.

SuperTuxKart inclui os recursos:

* diversos personagens (amiguinhos do Tux)
* diversas pistas
* interface gráfica completa
* diversas melhorias gráficas (marcas de pneus, fumaças, animação das rodas, etc.)
* uma série de correção de bugs


Race

Categoria:
Corrida
Tipo de jogo: Singleplayer / Multiplayer
Licença: Open Source
Descrição: Jogo de corrida bem divertido. Lembra os clássicos como Rock’n Roll Racing. Numa visão de cima você controla seu carrinho tentando fechar os oponentes e chegar em primeiro.
As batidas e derrapadas são um show a parte. O nível dos oponentes do computador é muito bom e os gráficos ricos. Race conta com 12MB de trilha sonora em OGG Vorbis (opcional e deve ser baixada à parte). Possui modo Multiplayer mas para jogadores no mesmo computador apenas.

Karting Race

Categoria:
Corrida / Simulação
Tipo de jogo: Singleplayer
Licença: Open Source
Descrição: Jogo de corrida com karts. Possui ótimos detalhes gráficos todos 3D, sombras, efeitos luminosos, sombras tudo de altíssima qualidade.
Corra a 10 centímetros do chão a mais de 90 milhas por hora contra 1 a 5 oponentes… uma loucura total!
O jogo suporta joystick, teclado, mouse e volante. Bem legal!

Briquolo

Categoria:
Arcade
Tipo de jogo: Singleplayer
Licença: Open Source
Descrição: Briquolo é um clone do famoso breakout mas 3D.
Este jogo usa OpenGL e oferece gráficos modernos e bem detalhados. Possui diferentes telas, bonus, efeitos especiais, sons e ainda conta com um editor de níveis.
Lembra daquele joguinho que você rebate a bolinha bara destruir as caixinhas e ganhar pontos? Agora pense nisso 3D!

Foobillard

Categoria:
Simulação / Esporte
Tipo de jogo: Singleplayer / Mutiplayer
Licença: Open Source
Descrição: Um excelente jogo de sinuca totalmente 3D. Possui vários modos de jogo, mesas e opções gráficas. Você pode aplicar efeitos nas bolas, visualizar o taco na tacada, mirar com ou sem ajuda da linha e muito mais.
Jogo bastante viciante bom pra jogar contra os amigos. Também pode ser jogado contra o computador em vários níveis de dificuldade.

I Have No Tomatoes

Categoria:
Estratégia / Tabuleiro
Tipo de jogo: Singleplayer / Multiplayer
Licença: Open Source
Descrição: Joguinho 3D estilo Bomberman. Você controla um tomate e vai plantando bombas pelo tabuleiro com o objetivo de matar os tomates inimigos. O jogo possui diversos “power ups” e ataques especiais que o tornam muito mais emocionante.
Para 1 ou 2 jogadores. Os sons são um show à parte neste game.

GCCG – Generic Collectible Card Game

Categoria:
Simulação / Baralho
Tipo de jogo: Singleplayer / Mutiplayer
Licença: Open Source
Descrição: Generic Collectible Card Game é um engine genérico para jogos de cartas. Com ele você poderá jogar online diversos card-games.Atualmente os jogos disponíveis são:
– Magic The Gathering
– Lord of The Rings
– Pokemon
– Poker
– Middle Earth

Possui um sistema semelhante ao apt-get para se instalar features. Ou seja, você pode atualizar as cartas a cada nova edição que sair com apenas um comando.
Vale apena dar uma conferida!


Gnu Backgammon

Categoria:
Tabuleiro
Tipo de jogo: Singleplayer / Multiplayer
Licença: Open Source
Descrição: GNU Backgammon (gnubg) é um jogo para se divertir e analisar posições e jogos do backgammon.
Os gráficos são muito bons.

Heroes of Might and Magic

Categoria:
Estratégia / RPG
Tipo de jogo: Singleplayer / Multiplayer
Licença: Comercial
Descrição: Neste jogo você assume o controle dos personagens de uma terra de RPG, monta exércitos, desenvolve técnicas e características pessoais e cumpre missões enfrentando inimigos impiedosos.
Construa um castelo e defenda-o de invasores. Diversas evoluções estão disponíveis e muitas raças também. Este é aquele típico jogo pra se passar mais de 8 horas jogando direto.

Jay Peak Categoria: Simulação / Esporte
Tipo de jogo: Singleplayer
Licença: Freeware
Descrição:

Um jogo de snowboard totalmente 3D com gráficos muito bons. O jogo é muito divertido e bastante viciante.
A jogabilidade não é muito boa, mas da pra se divertir bastante.


Free Tennis

Categoria:
Simulação / Esporte
Tipo de jogo: Singleplayer
Licença: Open Source
Descrição: Free Tennis é um novíssimo simulador de tennis que preza o realismo. Os desenvolvedores se focaram nos gráficos e jogabilidade. Para a inteligência artificial do computador foi desenvolvido um sistema que simula as verdadeiras táticas do jogo.
O Free Tennis é um projeto novo, e está começando seu desenvolvimento ainda, mas já é um jogo perfeitamente jogável do ponto de vista dos recursos e jogabilidade.

Daimonin

Categoria:
RPG
Tipo de jogo: Multiplayer
Licença: Open Source
Descrição: Ótimo MMORPG. Possui diversos elementos dos mais modernos RPGs do mercado como clãs, facções, qualidade e conservação de itens, sistema de reparo/conserto, resistência e proteção, jogabilidade em grupos, magias, experiência de habilidades, mapas PvP (Player vs Player) em modo coperativo, ressureição e muito mais.

Torcs

Categoria:
Corrida / Simulação
Tipo de jogo: Singleplayer
Licença: Open Source
Descrição: Jogo de corrida para único jogador. Diversos carros e pistas estão disponíveis neste jogo. Vários BOTs controlados pelo computador podem ser adicionados à sua corrida em diversas dificuldades.
Os gráficos são intermediários e a jogabilidade é boa, porém para um jogo que está no início (relativamente) de seu desenvolvimento, está muito bom. No quesito corrida contra o computador, este é melhor que os outros ja citados pois possui diversos oponentes, contagem de voltas e até pit stop.
Mais um jogo que promete muito e é 100% Open Source para a plataforma do pinguim.

Battle for Wesnoth Categoria: Estratégia
Tipo de jogo: Singleplayer / Multiplayer
Licença: Open Source
Descrição: Jogo de estratégia medieval por turnos. Compre guerreiros, domine cidades onde o objetivo é matar o rei adversário.
Basicamente você começa com o rei no castelo. Enquanto ele ficar dentro do castelo você pode comprar soldados (claro que as compras são limitadas aos seus recursos). Para ganhar recursos você deve manter sob seu domínio um número alto de cidades. Existem vários tipos de guerreiros de acordo com a tela e a raça escolhida. Ex: soldados, cavaleiros, magos, tritões, etc.
Possui modo campanha e multiplayer.
Impressionante a velocidade das atualizações desse jogo. Praticamente todo mês tem uma nova versão com mais recursos e correção de diversos bugs.

Warzone 2100 Categoria: Estratégia
Tipo de jogo: Singleplayer / Multiplayer
Licença: Open Source
Descrição: em vindo a 2100, uma era marcada pela guerra. Após entrar no jogo você pousará com sua nave de transporte e estabelecerá sua base neste jogo 3D de estratégia em tempo real. Você deve evoluir, desenhar e produzir veículos, criar novas estruturas, preparar seus planos de combate para o domínio mundial e se tudo não estiver indo muito bem, prepare-se para defender sua base dos ataques inimigos.
O combate é frenético com belíssimos efeitos gráficos incluindo danos ao terreno e construções. O jogo conta com diversas e diferentes estruturas e veículos. Do seu centro de controle inicial você pode construir extratores de recursos para produzir combustível que será gasto nos geradores de força, estes necessários para direcionar a energia às fábricas. Evolua suas armas e construções para se defender dos ataques inimigos.Recursos do jogo:
– Mais de 400 possíveis evoluções
– Mais de 2000 unidades diferentes para se criar
– 3 mapas grandes para se conquistar no modo campanha
– 24 pequenos mapas para missões rápidas que proporcionam ação extra
– Objetivos inteligentes dispostos de forma dinâmica
– Sistema de mensagens interativo
– Interface gráfica simples para facilitar seu jogo
– Mini mapa de navegação
– Sistema de localização rápida para unidades e estruturas
– Possibilidade de configuração das fábricas para produção constante
– Envio automatico de unidades recém criadas nas fábricas para qualquer lugar que você necessite.

O projeto Warzone 2100 ReDev visa continuar a visão iniciada em 1999 pelos estúdios Pumpkin com o jogo Warzone 2100, que foi descontinuado no dia 6 de dezembro de 2004 e teve seu código liberado sob a licença GPL. O código fonte está todo disponível e deve ser compilado para poder ser jogado no Linux.


True Combat Elite

Categoria:
Ação 3D
Tipo de jogo: Multiplayer
Licença: Freeware
Descrição: Modificação completa para Enemy Territory.
Semelhante ao Counter Strike, neste jogo você pode ser terrorista ou contra terrorista. Os terroristas implantam a bomba enquanto os cts tentam impedir que isso aconteça ou desarmam caso ja tenha sido implantada.
A grande diferença em relação ao Counter Strike é no quesito realidade. No True Combat você pode andar, correr, correr mais rápido, agaichar, arrastar, pular, curvar-se à esquerda e à direita.
Você também notará a falta daquela mira no centro da tela. Se você quiser fazer mira terá de usar a da própria arma, trazendo-a para perto do rosto. Quando se está mirando, é impossível correr.
O True Combat conta com diversas armas primárias e secundárias para deixar o jogo ainda mais emocionante.
Só pode ser jogado na internet e requer o Enemy Territory 2.60 devidamente instalado.

Neverwinter Nights Categoria: RPG
Tipo de jogo: Singleplayer / Multiplayer
Licença: Comercial
Descrição: Aclamado jogo de RPG. Possui gráficos fantástico e uma excelente jogabilidade, além, é claro, do excencial para um bom RPG: Uma boa história.
Você pode jogar tanto sozinho como na internet com outros jogadores ao redor do mundo. Escolha sua classe e saia comprindo quests neste jogo que vai ficando cada vez mais difícil, tornando sua vitória um verdadeiro desafio.

Urban Terror

Categoria:
Ação 3D
Tipo de jogo: Multiplayer
Licença: Freeware
Descrição: Excelente modificação completa para Quake III que cria um jogo completamente diferente do Quake, com armas, models e níveis muito loucos e muita, mas muita ação.
O nível do mod é impressionante, quando você recarrega uma arma, por exemplo, aparece sua mão tirando o cartucho da arma e colocando outra. Possui vários modos de jogo, entre eles Capture the Flag, Capture and Hold, Team Deathmatch e Free for All. Muito bom mesmo!
Lembra um pouco o famoso Counter Strike. Da pra se jogar na internet ou contra BOTS.

Pydance

Categoria:
Simulação
Tipo de jogo: Singleplayer
Licença: Open Source
Descrição: Jogo de dança estilo Dance Dance Revolution, Pump it Up ou Technomotion escrito em Python. Possui editor de passos e é compatível com outros softwares como Kick It Up, Stepmania, e Dance With Intensity.
Divirta-se dançando com os pés com com as mãos pelo seu computador. O jogo possui diversos recursos disponíveis e opções.

Tux Racer

Categoria:
Corrida
Tipo de jogo: Singleplayer
Licença: Open Source
Descrição: Um joguinho um tanto diferente. Controle um pinguim montanha abaixo pela neve que desce de barriga a uma velocidade absurda. O objetivo é pegar todos os peixes pelo caminho e terminar no menor tempo possível. Muito divertido!
Os gráficos são muito bem trabalhados e a jogabilidade muito boa. Mais um joguinho simples que vicia!

Return to Castle Wolfenstein

Categoria:
Ação 3D
Tipo de jogo: Singleplayer / Multiplayer
Licença: Comercial
Descrição: Jogo de guerra bem legal. Escolha seu lado: Axis ou Allies e manda bala. Você pode ser médico, engenheiro, soldado, sniper ou dar suporte de armamento. É necessário completar as missões da tela para o sucesso da equipe.
Mesmo estilo que o Ennemy Territory, porém esta é a versão clássica e comercial. Possui ainda uma opção Singleplayer onde você vai passando missões até salvar o jogo, porém esta forma de jogo não está habilitada na demo. Na versão Singleplayer você ainda percorre catacumbas matando as mais diversas criaturas e não apenas inimigos humanos.
Vale a pena testar!

Billard GL

Categoria:
Simulação / Esporte
Tipo de jogo: Singleplayer / Mutiplayer
Licença: Open Source
Descrição: Mais um ótimo jogo de bilhar para Linux. Totalmente 3D possui vários modos de jogo, pode ser jogado em 2 pessoas, tem suporte a efeitos na bola, mira e muito mais.
Desafie seus amigos neste belíssimo jogo de bilhar virtual.

Lbreakout 2 Categoria: Arcade
Tipo de jogo: Singleplayer / Multiplayer
Licença: Open Source
Descrição: Um ótimo sucessor do LBreakout. Nele você rebate a bolinha destruindo todos os blocos para passar de nível.
O jogo conta com mais de 50 níveis diferentes e uma série de bonus (explosivos, joker, bolas, bonus magnético,…) e vários “power ups”.
É possível ainda desafiar outros jogadores numa LAN ou internet no modo deathmatch ou normal. Sem dúvida algumas horas de diversão garantidas.

Cube

Categoria:
Ação 3D
Tipo de jogo: Singleplayer / Multiplayer
Licença: Open Source
Descrição: Mais um jogo de tiro em primeira pessoa. Trata-se de um engine totalmente desenvolvido na licença Open Source que pode ser usado como base para diversos outros jogos.
Ação pura e muita pancadaria são marcas deste jogo. No Cube você sai atirando em tudo que se move com diversas armas originais numa velocidade impressionante. Os movimentos são muito rápidos e você corre o tempo todo, o que torna o jogo muito divertido.
Você pode jogar na internet com seus amigos, em rede local ou sozinho contra os BOTs do computador. Há uma quantidade muito grande de telas diferentes para tornar o jogo muito mais divertido. Conta ainda com um editor de níveis embutido permitindo você criar várias outras combinações de telas e posições de monstros.

Trophy

Categoria:
Corrida
Tipo de jogo: Singleplayer / Multiplayer
Licença: Open Source
Descrição: Joguinho de corride 2D visto de cima. Lembra o famoso Rock’n Roll Racing, pois possui uma boa variedade de armas e utilitários para seu carro.
No jogo você corre por dinheiro, que é usado para equipar melhor seu carro.
Os gráficos dos carros são mto bem feitos, mas os backgrounds deixam um pouco a desejar. O certo é que o joguinho vicia muito!

BZflag

Categoria:
Ação 3D
Tipo de jogo: Multiplayer
Licença: Open Source
Descrição: Joguinho muito divertido onde você controla um tanque de batalha em um ambiente todo tridimensional. O jogo possui bons gráficos e foi criado para jogar em multiplayer em rede ou internet.
O jogo se baseia no estilo CTF (Capture The Flag). Possui diversas opções que podem ser habilitadas ou não nos servidores. Como exemplo temos os famosos power-ups e ainda opções para que os tanques possam pular (o.O).

Como podemos ver existem muitos jogos bons para Linux. A pergunta que muitos de vocês leitores devem estar formulando neste momento é: E os jogos do Windows? Rodam?
A resposta, de primeiro momento é não. Seria mais ou menos como se você pegasse um cartucho de Super Nintendo e tentasse fazer rodar no Mega Drive, o slot é diferente e mesmo que você conseguisse espetar, não funcionaria ainda pois o sistema operacional é diferente. O mesmo acontece no Linux, pois ele é totalmente diferente do Windows. Migrar para Linux significa vida nova, softwares novos na maioria das vezes. Você pode encontrar outro artigo meu chamado “Windows x Linux” localizado no meu blog. Lá você encontrará fotos comparativas de como fazer as coisas no Windows e como fazer no Linux, desde configuração básica até programas muito utilizados como MSN e Office.
Se você está realmente interessado em migrar para o Linux, mas está preso em jogos do Windows como o Counter Strike, uma boa notícia: Existem softwares que permitem rodar aplicativos do Windows dentro do Linux. O projeto mais famoso sem dúvida é o Wine, e com base nele foram criados outros projetos como o Crossover Office (um software que permite rodar o Microsoft Office no Linux e diversos outros aplicativos de escritório, incluindo o Photoshop) e o Cedega (software que permite rodar jogos para Windows no Linux baseados em DirectX). Ja obtive sucesso rodando no meu Linux jogos como Warcraft 3 (este ficou realmente perfeito, melhor que no Windows), Counter Strike e Ragnarok, mas falhei na tentativa de rodar outros como Gunbound. Softwares do Windows sendo rodados no Linux com estes programas, não são uma coisa realmente certa, pode ser que funcione, pode ser que não.
O que é certo é que a coleção de jogos para Linux tem crescido bastante, e tende a crescer ainda mais nos próximos anos. Migrar para o Linux pode ser uma tarefa aparentemente difícil, mas na prática nada mais é que abandonar velhos costumes e aprender novos. Para mim, abandonar a plataforma da Microsoft e me acostumar com o Linux foi realmente muito empolgante.
Todos os jogos publicados neste artigo podem ser encontrados nos seguintes links:
Tux Resources – O seu portal de downloads Linux!
Happy Penguim – The Linux Game TomeAntônio Cláudio da Costa Ayres (LedStyle)
E-mail: ledstyle [arrouba] gmail.com
ICQ: 65264074
MSN: ledstyle [arrouba] yahoo.com.br
Jabber: ledstyle [arrouba] jabber.org
GTalk: ledstyle [arrouba] gmail.com
Blog: http://ledstyle.tuxresources.org

Agradecimentos:
João Garcia (Ustrucx) que me ajudou bastante nas screenshots. Vocês não sabem como é chato ficar cortando imagens e aplicando efeitos… rs.
A todos os programadores que reservam parte de seu tempo ao desenvolvimento de jogos, principalmente aqueles Open Source.

Notas bibliográficas: A grande maioria das imagens exibidas neste artigos foram retiradas na internet, geralmente dos sites oficiais dos projetos ou de outros sites de jogos. Marcas d’água com créditos de sites foram preservadas, e as imagens re-hospedadas junto com este artigos para não consumir transferência de outros servidores.

Notas legais:
Este artigo está licenciado sob a Creative Commons. Isto significa que você pode copiar o conteúdo total ou parcial contanto que os créditos sejam mantidos, e a obra derivada seja ainda distribuida pela mesma licença.
Se você for publicar este artigo em algum outro lugar, se possível não linke as imagens para cá, mas hospede todas.
Você pode publicar em outros sites este texto sem minha autorização explícita, mas eu ficarei muito feliz se você me avisar 😉

Document made with Nvu

http://linuxval.free.fr/games/

Anúncios

No comments yet»

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: